Heresias e heresiologia.

Seitas e Heresias Parte 02 – 15/03/22

A palavra heresia vem do termo grego “hairesis”. Essa palavra é empregada no Novo Testamento com dois principais sentidos:

  1. Seita, no sentido de facção ou partido, um corpo de partidários de determinadas doutrinas (Veja At 5:17, 15:5; 24:5; 26:5).

  2. Opinião contraria à doutrina prevalecente de cujo o ponto de vista é considerado heresia (veja 2Pe2:1).

Em ambos os textos a palavra traduzida como “divisões” ou “dissensões”, no grego é “shismata”, que significa literalmente “rasgões em pano”. Alguns estudiosos sustentam que essa palavra indica divisões em torno de personalidades, e não em torno de ensinos. Segundo esse ponto de vista, divisões em torno de personalidades seriam um “mal menor”, não tão grave quanto as “heresias” (negações de verdade da fé). O texto de 1Co 11:19, no entanto relacionar as divisões aos partidos (haireseis). Podemos resumir isto dizendo que, na perspectiva do Novo Testamento, toda divisão do corpo de Cristo (seja motivada por personalidades ou diferenças de ensino) é considerada heresia. Isto coloca como heresia todo o denominacionalíssimo, tão comum na igreja. No entanto o uso histórico da palavra heresia passou a apontar quase que exclusivamente para seu segundo sentido assinalado acima, ou seja, o de opinião a doutrina prevalecente, de cujo o ponto de vista é heresia. Desta maneira passaram a ser qualificadas como heresia, os ensinos, que de alguma maneira, contrariam alguma verdade da fé cristã. Nesta perspectiva, heresia pode ser definida como a negação de uma verdade cristã definida e estabelecida, ou uma duvida concernente a ela. A heresia não pode ser confundia com apostasia. O apostata é o que rejeitou a fé cristã, o herege continua vinculado a fé, executando os pontos que em seu sistema nega a fé crista. Veja 1Co 15:12; Cl 2:8; Tss 2:2; 1Tm4:1-3,7 e 1Jo 2:18,19,22 esses textos exemplificam diversas ocorrências de heresias, ainda no período da igreja primitiva. Em Corinto, algumas pessoas negavam a possibilidade da ressureição, influenciados pelo conceito grego que a matéria seria algo inerentemente mau; no caso da igreja em Colossos, a heresia era uma forma particular de legalismo, oriunda de uma influência do gnosticismo grego sobre a igreja, o texto de 2Ts 2:2 aponta outra heresia especifica, relacionada com a volta de Jesus, a qual, segundo alguns, já teria acontecido; em 1Tm Paulo prevê diversos ensinos que surgiram na história da igreja, em 1 Jo, é a encarnação de Jesus que é especificamente atacada (uma forma da heresia conhecida como “docetismo”, do grego dokein “parecer” que ensinava que Jesus não possuía corpo físico, mas apenas uma aparência de corpo). Aparentemente essas heresias podem “variar em grau”. Uma coisa é atrelar-se a um legalismo estrito, como no caso dos Colossenses, outra bem diferente, é afirmar que Jesus não possui um corpo físico. No entanto toda heresia significa uma introdução de fermento na massa da é cristã, que com tempo levedará a massa toda. Uma analise da carta aos colossenses, por exemplo, nos mostrara que a influência do gnosticismo sobre a igreja (manifesta no temor aos rudimentos do mundo, citados em Cl 2:8, e no extremo legalismo) diminuía aos olhos da igreja o próprio valor da obra redentora de Jesus (em razão do que, Paulo teve de afirma-la em termos tão vigorosos em Cl 2:13,15).

O arianismo é outro exemplo de ensino herético que podemos tirar da história da igreja. Ario, que foi presbítero de Alexandria, sustentava que Jesus não era eterno, mas havia sido criado por Deus Pai. Ele não divergia do restante da igreja em nenhuma outra verdade, apenas nesta. Todavia, com a negação de que Jesus era co-eterno e co-igual com o Pai, ele na realidade abalava o alicerce mais fundamental do cristianismo.

Como identificar uma heresia

Não é muito difícil para o cristão sincero identificar uma heresia. Existem alguns aspectos básicos que observados mostrarão a moderna estratégia do diabo, que é a conquista das mentes.

Desarmonia com a Bíblia. No trato com as doutrinas da Bíblia, podemos dividir os argumentos da seguinte maneira:

  • Argumento Bíblico.

  • Argumento extra-bíblico

  • Argumento anti-bíblico.

O argumento é aquele extraído da Bíblia, em uma interpretação correta e lógica. Jesus usou esse argumento em uma sinagoga em Nazaré acerca de sua missão: Lc 4:16-30. O argumento extra-bíblico é argumento que não tem base na Bíblia, entretanto não se coloca com os seus ensinamentos. Ex: Pregadores que usam estes argumentos em suas pregações devem tomar cuidado (um mil chegará dois mil não passará; faça da tua parte e eu te ajudarei, etc…) O argumento antibíblico é aquele fere, torce, subtrai, acrescenta ou se choca com as verdades ensinadas na Palavra de Jesus. Aqui encontramos as heresias que são antibíblicas. Algumas são fundamentadas em versículos ou expressões isoladas da Bíblia, quando basta um pequeno conhecimento dos princípios auxiliares da Hermenêutica para refutá-las.

  • Unilateralidade de apreciação doutrinária. Em muitos casos a heresia é caracterizada pelo fato de escolher uma doutrina para nela descarregar suas atenções em detrimento das outras. Isto é, afirma a divindade de Cristo abandonando sua humanidade, preocupa-se com o corpo do homem e se esquece da sua alma ou do seu espírito.

  • Contradição com os fatos. Histórias e doutrinas baseadas em fatos que não fornecem base para tal, incredulidade para com ensinamentos baseados em fatos reais, bíblicos ou raízes bíblicas. Muitos bons cristãos têm sido enganados por coisas deste jaez (qualidade, sorte, laia)

  • Incoerência logica. Nada impede que o bom senso e a razão sejam usados em matéria de religião. A maioria não resiste e um confronto logico com história, ciência, bíblia ou com a religião propriamente dita. A bíblia prevê o surgimento e a evolução das heresias como um sinal do fim dos tempos.

Heresiologia

Heresiologia é estudo das heresias. Heresia deriva da palavra hairesis e significa: escolha, seleção, preferência. Dai surgiu a palavra seita (latin, secta-doutrina ou sistema que diverge da opinião geral e é seguida por muitos), por efeito da semântica. Do ponto de vista cristão, heresia é o ato de um individuo ou de um grupo de afastar-se do ensino da Palavra e divulgar suas próprias ideias ou ideais de outrem, em matéria de religião. Nosso próximo estudo será sobre seita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar destes:

slot server malaysia slot server thailand slot luar negeri slot server korea slot luar negeri slot server kamboja slot server taiwan pg soft slot server thailand slot server luar slot server thailand slot server malaysia slot server filipina gates of olympus gates of olympus slot demo slot server thailand slot server luar slot server kamboja slot server kamboja slot server thailand slot demo slot server luar slot demo slot server luar slot server malaysia slot server jepang mahjong ways 2 slot demo slot server luar mahjong ways 2 slot server thailand slot server luar slot server kamboja slot demo slot server luar slot server thailand mahjong ways 2 slot server kamboja slot server luar slot demo slot server thailand slot server malaysia slot server luar slot server jepang slot server malaysia slot server rusia slot server rusia slot server jepang slot server myanmar slot server thailand slot server luar mahjong ways 2 slot server kamboja slot server thailand slot server kamboja slot server jepang slot server singapore slot seabank SLOT SERVER KAMBOJA slot server luar negeri slot server malaysia slot gacor slot server thailand slot luar negeri slot4d slot server myanmar slot server rusia slot server thailand mahjong ways 2 slot server luar slot server luar mahjong ways 2 slot server vietnam slot server kamboja slot server thailand slot server thailand