Porque confessar nossos pecados
- Porque nos livra da culpa(Rm 3:24; Rm 8:1) A Bíblia revela que toda humanidade pecou contra Deus (Rm3:23), e por causa disto todos estavam condenados a morte por causa da sua culpa diante de Deus. Com isso todo homem é culpado diante de Deus e está separado. Em (Gl4:4) Diz que Jesus veio ao mundo se encarnou, viveu neste mundo, não pecou e se fez procriação em nosso favor morrendo em nosso lugar na cruz por tanto a bíblia ensina que quando homem pela fé aceita ou recebe o sacrifício de Jesus em seu favor, Deus o justifica dos pecados e o restaura a comunhão com Ele. Isto é somos livres da culpa.
A nossa salvação de certa forma obedece a uma ordem, e o arrependimento é o primeiro passo, depois vem a fé, conversão, regeneração e a justificação. É na justificação que Deus nos declara livres da culpa pela fé em Jesus Cristo (2Co 5:21). Quando Jesus se oferece como sacrifício na cruz, Deus pai imputou a justificação de Cristo sobre o homem pecador livrando-o da culpa e restaurando-o a sua graça, a sua presença.
- Porque nos livra da morte(Rm 5:12; Rm 6:13) O homem quando pecou passou a experiencia da morte (Rm 5:12; Rm 6:23; Rm 3:23) E como visto no item anterior quando o homem se arrepende e crê em Jesus como senhor ele é salvo da condenação e é restaurado a presença do Senhor e passa da morte para vida (2Co 5:19).
- Porque nos leva a comunhão com Deus(1Jo 1:3) A bíblia ensina (Is 59:2) que os nossos pecados é que fazem separação entre nós e Deus, logo quando o homem se arrepende dos seus pecados e aceita a Jesus como Senhor e salvador, a lei do pecado é abolida e o homem então volta a comunhão com Deus (2Co 5:14-24)
- Porque traz a libertação(1Jo1:9, 1Jo2:23; Rm10:9-13; Tg5:16) Quando o homem pecou contra Deus ele se tornou automaticamente escravo do pecado e automaticamente de todas as circunstâncias que envolveu um pecador afastado de Deus. O ato de confessar, no sentido mais estrito da palavra, traz em si algo muito mais profundo do arrependimento se vê. Uma pessoa tomou consciência da sua condição, de seu estado, e quando advertido disso reconhece sua culpa e procura por aquele que pode ajudá-lo. Ao chegar na pessoa de Cristo declara sua condição e recebe a libertação. (Col 1:13-23)
- Porque traz perdão(1Jo 1:9) Quando o homem se achega ao único que podia e pode perdoar os pecados e reconhece sua condição e abre seu coração; o Senhor o declara sem culpa. É como se você devesse dinheiro a uma pessoa, muito dinheiro, e você reconhecendo que a dívida é impossível ser quitada, procura quem te emprestou e explica a situação ao explicar a situação a está pessoa te perdoa a dívida. Todavia o reconhecimento de sua situação é que te leva ao quebrantamento, arrependimento e consequentemente ao perdão.
- Porque restaura a paz com Deus (1Jo 1:9; Rm 5:1-11) O homem foi criado em perfeita harmonia e comunhão com senhor, mas por causa do pecado e da desobediência toda humanidade entrou numa espécie de guerra contra Deus e os seus desígnios eternos e esta condição fez com que o homem, se praticando todo e qualquer tipo de pecado ferindo a santidade de Deus e o seu amor, se separasse. Ao se arrepender mediante a fé o homem confessa os seus pecados e isto imputado por justiça ao homem e o sangue de Jesus nos purifica, logo a fé, o arrependimento, e a confissão nos livra da injustiça cometida contra Deus, somos justificados e adquirimos paz com Deus mediante Cristo Jesus.
Volte-se para Deus (Tg 4:7-10)
- É um ato voluntario (1Cr 28:9, Jr4:1, Jr24:7) Como já vimos anteriormente Deus criou o homem livre, e existem diversas passagens na bíblia onde Deus está chamando o homem a voltar-se a Ele. A bíblia nos ensina que o Espirito Santo convence o homem do pecado, da justiça e do juízo, mas voltar-se a Deus é um ato voluntario, assim como o homem pecou voluntariamente ele deve voltar-se voluntariamente a Deus.
- É um ato de coragem (Lc 15:18; Sl 51:1-19) Os covardes fogem das situações e de suas consequências, mas os corajosos levantam-se reconhecem e decidem enfrentar a situação. Voltar-se para Deus requer coragem e ousadia para entrar novamente a presença de Deus. O homem tem duas opções ou continua fugindo ou enfrenta a situação e volta para os braços do pai.
- Renúncia (Lc9:23; Mt16:24; Mc8:34; Mc 9:1) Um fator importante ou talvez a mais difícil renúncia. Quando estamos no mundo somos envolvidos por muitas coisas “boas e gostosa” que satisfazem a nossa carne e alimentam o pecado e consequentemente afastam de Deus (Rm 6:23). O grau de intimidade com Deus depende do grau de renuncia que o homem faz.
- Requer determinação (Hb 11:6; Tg 1:6-8; Lc 18:1-8) Ninguém que oscila em dois pensamentos alcança algo do Senhor. É necessário que o homem tenha um proposito firme em seu coração de buscar o Senhor. A determinação é importante, pois no processo de voltar-se para Deus, satanás se levantara lançando setas de incredulidade e duvida na sua mente. É necessário fé na palavra e determinação em esperar as promessas do Senhor.
Crer no amor e no perdão de Deus
- São incondicionais (Jo3:16; Rm 5:6-11) Eu já p
- Possibilita assumir uma postura social (Lc 15:21-23; Lc 8:26-39)
- É uma experiência pessoal (1Jo3:24; Jo14:21; 1Pe2:23)