1°) Transformando os pensamentos (Rm 12:2; Fil 4:8) Existe a necessidade de o homem entender que depois de experimentar o amor de Deus o cristão vivera a partir dali um processo chamado santificação (que é a separação das coisas do mundo e a aproximação das coisas de Deus). Com isto queremos dizer que os pensamentos mundados, maliciosos, pervertidos devem ser transformados pela palavra de Deus, sendo purificados pela leitura e meditação nas escrituras, aonde om Espirito Santo nos purifica e então vai transformando os padrões e estruturas do nosso pensamento. Um exemplo disso é o sexo antes do casamento, antes de ser convertido achava um abuso isto, achava loucura da cabeça dos crentes, depois de me converter e experimentar o amor de Deus entendei e o Espirito Santo me fez mudar de pensamento a esse respeito.
2°) Modificando o falar (Rm 6:22; 1Tm6:18; 2Tm 3:17; Jo4:17) Nesta linha de raciocínio da transformação do pensamento o homem também deve passar por uma transformação em atitudes. Um pregador disse certa vez: Deus te chama e te ama como estas, entretanto Deus te ama tanto que não permite continuar como estas. Pr Georg Fosteiz. O nosso modelo é Jesus e um dos alvos de cada crente é se parecer com Cristo e de seguir os seus passos.
Para te ajudar nisto sugiro que pergunte para o Espirito Santo o que Jesus faria em seu lugar? Pode ter certeza que a palavra e o Espirito Santo modificarão suas ações erradas. Um exemplo, detestava usar roupa social, ternos, gravatas, etc. Quando fui ao seminário vi que precisava me vestir bem para a Deus. Ainda poderia falar fitas pornográficas, adultérios, fornicação, revistas, insubmissão etc.
3º) Transformando os sentimentos (Rm 15:5; Fil 2:5; Rm12:16; Fp3:15) Existem muitos sentimentos no homem que foram distorcidos pelo pecado, da mesma forma o homem deve deixar-se moldar, transformar. O ódio ser mudado pelo amor, a ira pela paciência, a amargura pelo perdão, a vingança, humana pela justiça divina, incredulidade pela fé, a paixão pelo amor genuíno, o ciúme pela confiança e muitos outros fatores. Só o Espirito Santo pode te ajudar a fazê-lo, abra o seu coração e permita esta mudança.
4° ) Modificando o falar (Ef4:29; Mt7:24-27; Lc6:45; Mt5:18-20)O homem é o único ser que fala, e falar é expressar um pensamento, uma ideia, um sentimento. Em outras palavras o falar revela o que está dentro do nosso coração. É necessário que no processo de santificação o homem de Deus também mude o seu modo de falar. É importante abandonar as gírias e as palavras que não glorificam a Deus.
Reconquiste
1°) Seu cônjuge (1Pe 3:1-10; 1Cor7:1-16; Col3:18-19) Durante a vida no pecado, nas drogas e etc… o homem não está só, esse tem uma família e provavelmente uma esposa, em muitos casos ou quase sempre ocorrem traumas, feridas em seus relacionamentos interpessoais. É importante destacar que o recuperando tem que ser paciente, pois foram vários anos de problemas, dores de cabeça e tantas outras coisas que aconteceram, o quadro mudara gradualmente de acordo com testemunho que você apresentar, não se esqueça foram anos de problemas para que a situação mude em pouco dias. De tempo ao tempo e deixe que Deus mude a situação, seu testemunho é fundamental, peça perdão e perdoe.
2°) Filhos e Pais (Ef6:1-4; Col 3:20-21) Da mesma forma conforme falamos sobre o cônjuge, o processo de reconciliação entre familiares obedece a um processo gradual e paulatino. Esta reconquista entre familiares está pautada a palavra, em Deus e no testemunho que tem que se dar em seu lar.
É fundamental a restauração entre os pais e os filhos, pois Deus é o nosso pai e nós somos seus filhos, e é comum as pessoas transferirem seus traumas familiares para o relacionamento com Deus, os traumas e feridas com os familiares terrenos inibem o relacionamento intimo com Deus.
3°) Servos e Senhores (Ef 6:5-9; Col 3:22; Col 4:11) Da mesma forma como já vimos nos tópicos anteriores, Deus perdoa, mas existe a consequência, o fruto é a desconfiança. Portanto não fique exigindo que as pessoas confiem em você porque você mudou.
Não se irrite, tenha paciência, lembre-se só o tempo é que vai permitir reconstruir os relacionamentos: Deus é quem te justifica (RM8:33).
Uma vida de oração
A oração é a peça fundamental para abrir os depósitos celestiais; podemos dizer que existe 3 chaves que trabalhando juntas abrem os céus sobre a sua vida: a palavra o jejum e a oração.
A palavra é a base de tudo pois é nela que Deus nos ensina os seus mandamentos. É ela que é a nossa bússola, o nosso mapa que marca o caminho que nos leva a Deus.
A oração é a dinâmica da vida crista pela fé (Hb 11:6) buscamos a Deus e experimentamos a realidade da sua vida em nós.
O jejum é se abster de alguns tipos de alimentos em Mc 1:35; Mt 4:1-11 aprendemos com Jesus a importância da oração, do jejum e da palavra.
É necessário que os cristãos também aprendam a utilizar estas armas pois nossa luta não é contra pessoas, mas contra satanás.