Satanismo é o culto a satanás, em oposição ao culto a Deus. É o culto a outras figuras centrais da demonologia. Através dos séculos surgiram grupos heréticos, considerados satanistas, pois blasfemavam contra os ritos, cerimônias e objetos sagrados; veneravam satanás sob forma de animal ou de homem, cantavam e dançavam em sua honra; beijavam sua imagem de maneira obscena, apreciavam orgias, canibalismo, perversões, homossexualismo e toda espécie de crimes.
A medida que os reis pagãos se convertiam e que a igreja católica se fortalecia, as cerimônias macabras eram cada vez mais proibias. A partir do século 13, as leis da igreja se tornaram mais severas em reação as heresias que se espalhavam, foi criada então a inquisição. A igreja perseguiu os valdenses, os luciferianos e os cavaleiros templários (século 14).
No século 15 satanás mudou de aspecto: de serpente passou a ter pêlos, chifres e cascos. No século 14, eram realizadas festas, os sabás e os esbás, consideradas como cultos a satanás, por causa de suas orgias sexuais e práticas mágicas. Os sabás eram realizados nos montes e os esbás eram restritos e realizados na casa de membros, num cemitério ou numa encruzilhada. Desses rituais surgiu a igreja satanista, governada pelo grande vigário de satanás, com sede nas montanhas de Hanz, na Alemanha.
Perdurou esse satanismo até o fim do século 17, ficando a missa negra com seu resquício. Nessas missas, o missal católico é lido de trás para frente, Deus é substituído por satanás, o bem pelo mal; o altar pode ser uma mulher nua ou um caixão; os acessórios são negros. Por volta do século 18, homens libertinos buscavam o apoio de satanás para realizar suas orgias e formaram os clubes Hellfire (fogo do inferno), que existiam em Dublim, Londres e em West Wycombe. Após o declínio dos clubes Hellfire na Inglaterra, o satanismo também entrou em declínio por certo tempo.
Em 1966, em São Francisco, Califórnia (EUA) surgiu a igreja de satã, cujo fundador é Szandor La Vey, autor da bíblia satânica. Em 1970, segundo estatísticas, a igreja contava com 7 mil membros espalhados pelo mundo inteiro.
No Brasil, também surgiu a igreja do diabo. O astrólogo cearense Luis Howarth, em Sergipe, constituiu um templo em forma de caixão. O templo de satã no Brasil, fica as margens da rodovia BR 101, a 10 km de Aracaju. O líder pretende instalar um templo em cada capital do Brasil para ensinar as verdades sobre satanás. Deseja lançar também dez mil exemplares da bíblia do diabo, escrita pelo jornalista