Religião, seitas e heresias

Religião, seitas e heresias Parte 01 – 08/03/22

O que é religião? Culto prestado a uma divindade, doutrina religiosa, deve ser sagrado; ordem religiosa, crença viva, consciência escrupulosa, escrúpulos; (social). Um sistema solidário de crenças e praticas relativas a coisas sagradas, isto é, separadas, interditas, e que unem em uma mesma comunidade moral, chamada igreja, todos os que aderem a esse sistema.

O que é seita? Doutrina ou sistema que se afasta da opinião geral, conjunto dos indivíduos que a seguem, comunidade fechada, de cunho (caráter) radical, facção, partido.

O que é heresia? Doutrina contraria a dogmas (ponto fundamental e indiscutível uma doutrina) da igreja, contra senso, ato ou palavra ofensiva à religião, escolha, seleção preferência …

O perigo das seitas e heresias

(Gênesis 4:37) Compreender a origem e a natureza da religiosidade é básico para entendermos a extrema disseminação de seitas e ensinos falsos, não apenas nos nossos dias, mas em toda a história da humanidade. Este texto espelha de uma forma clara a maneira pela qual o espirito da religiosidade começou a se manifestar entre os homens. A palavra religião vem do latim “religio”, que significa “religar”. O conceito implícito nessa palavra é uma tentativa de o homem religar-se a Deus, reatando uma comunhão rompida. Esse sentimento religioso é relativo a todos os homens, não importando sua origem social ou geográfica. A religião surgiu no vácuo provocado pela ausência da comunhão autentica com Deus. O homem foi feito para viver em comunhão com Deus, e na falta dessa comunhão ele experimenta, ainda que inconscientemente um sentimento de profunda frustração. Esse anseio (e não o “medo do desconhecido” como muitos sustentaram no passado) e que originou a humanidade a busca religiosa. O texto que lemos caracteriza alguns aspectos essenciais do espirito de religiosidade. Caim ofertou do que lhe sobrava enquanto Abel trouxe suas primícias (note as palavras “ofertas” e “primícias” nos versículos 3 e 4). O espirito religioso sempre oferta o que soba, seja dinheiro, tempo, esforço… Caim procurou-se aproximar-se de Deus por seus próprios meios, quanto Abel pelo meio determinado por Deus. Este é um dos motivos que levou o Senhor a rejeitar a oferta de Caim. Em Gn 3:21 vemos pela primeira vez nas Escrituras o surgimento de uma vitima sacrificial (se Adão e Eva foram vestidos com roupas de peles, um animal teve que ser morto). Esta verdade é a mesma que aparece registrada em Hb 9:22. Em conexão com Gn 3:21, é importante lembrar que a palavra hebraica que significa “cobrir” tem sentido do termo “propiciar”, que é a palavra utilizada pelo Novo Testamento para definir uma obra redentora de Jesus na cruz, veja Rm 3:24-25.

Ora o espirito de religiosidade sempre apresenta uma oferta que Deus não pediu, que é incapaz de resolver o verdadeiro problema que separa o homem, de Deus: às vezes são “obras”, outras vezes são “rituais”, mas sempre são coisas que não podem tratar adequadamente o problema do pecado. Abel pela fé, apresentou o Senhor Jesus (porque todo sacrifício de animais no Velho Testamento apontava profeticamente para Jesus). Já Caim, apresentou a si próprio: suas obras, seu trabalho, suas iniciativas! Caim apresentou, à recusa a sua oferta, a reação característica do espirito de religiosidade. Veja em Gn 4:5b. É a reação característica do orgulho ferido. O espirito da religiosidade é sempre o espirito do faraismo, o qual é marcado por uma ideia elevada de si próprio, o que leva-o automaticamente a não cogitar jamais a possibilidade de ser recusado.

Neste ponto, é diametralmente oposto ao espirito do cristão, o qual é marcado por um coração quebrantado. Vemos uma ilustração clara disso na parábola do fariseu e do publicano (Lc18:9-14). Se a situação fosse inversa, e o publicano fosse rejeitado, ele simplesmente continuaria orando por misericórdia, porque era homem de coração quebrantado, mas o fariseu jamais suportaria ser rejeitado porque estava firmado nos seus méritos. Todas as religiões sempre tem sua base no que o homem pretende fazer ou ser, por si só, independente de quem quer que seja. A palavra de Deus para Caim foi “Se bem fizeres, não haverá aceitação para ti?” Se bem fizeres no texto tem o sentido de fazer o que é correto, aproximar-se de Deus de maneira certa. No Velho Testamento, essa maneira era a observância da lei e dos sacrifícios, tendo em vista a obra de Jesus que se manifestaria no futuro. No Novo Testamento, é a aproximação de Deus unicamente através de Jesus, submetendo-se ao seu senhorio, governo e confiando apenas nos méritos da Sua obra realizada em nosso favor. Não é difícil, contudo, verificarmos como o homem procurou seguir o caminho de Caim desde o principio da humanidade. Gn 4:16,17 Caim foi tanto o iniciador da religião como o primeiro a procurar construir uma sociedade à parte de Deus.

A expressão “E saiu Caim adiante da face do Senhor” Verso 16, nos mostra que Caim optou por afastar-se de Deus vivendo longe Dele. A partir desse homem, toda uma linha de seres humanos que não tinham consciência de Deus, mas que experimentavam o anseio inconsciente por comunhão com seu Criador, ao qual já nos referimos. Entre essas pessoas temos sem duvida os primeiros a adorarem os elementos da natureza, seguindo seus corações corrompidos, Rm 1:21-24. Apesar da revelação disponível de Deus na criação, os homens preferiam escolher seus próprios caminhos, marcados pela religiosidade. O fim disso, como o verso 4 demonstra, essa carnalidade e imoralidade. Rm 1:21 ….” e seu coração insensato se obscureceu”. O coração do homem foi obscurecido a fim de que perdesse de vista qualquer traço de revelação do verdadeiro Deus e direcionasse o anseio de seu coração para outros seres. 2Co 4:4 O diabo é autor desse entenebrecimento dos corações e da transformação desse anseio legitimo num espirito de religiosidade, precisamos concluir que todas as religiões são de iniciativa diabólica, e que a maneira pela qual podemos combate-las não é através de debates ou coisas parecidas, mas unicamente através da batalha espiritual discernindo sua origem satânica e combatendo com armas espirituais, os demônios que estão por detrás delas.

Heresias e seitas” O mesmo espirito religioso que está por detrás de culto de islamismo, o animismo (adoração de espíritos, englobando todas as formas de umbanda), o espiritismo e outras manifestações religiosas, está também por detrás de todas as seitas e heresias que surgiram no meio da Igreja no decorrer da história. Na verdade, o diabo é especialista em várias de suas armas no ataque contra a Igreja.

A diferença entre o paganismo e o cristianismo é fácil de ser detectada, mas o mesmo não acontece entre o cristianismo verdadeiro e alguns movimentos heréticos. O interesse aqui não é formar um painel acerca das religiões que atuam ou atuaram no mundo, mas analisar principalmente a diferença entre “heresia” e “Seita”.

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