SEITAS E AS HERESIAS: Budismo.

Seitas e Heresias Parte 5 – 12/04/22

Introdução Budismo
Sistema ético, religioso e filosófico fundado pelo príncipe hindu Sidarta Gautama (563-483 a.C.), ou Buda,
por volta do século VI. O relato da vida de Buda está cheio de fatos reais e lendas, os quais são difíceis de
serem distinguidos historicamente entre si. O príncipe Sidarta nasceu na cidade de Lumbini, em um clã de
nobres e viveu nas montanhas do Himalaia, entre Índia e Nepal. Seu pai, era um regente e sua mãe, Maya,
morreu quando este tinha uma semana de vida. Apesar de viver confinado dentro de um palácio, Sidarta se
casou aos 16 anos com a princesa Yasodharma e teve um filho, o qual chamou-o de Rahula.
História do Budismo
Aos 29 anos, resolveu sair de casa, e chocado com a doença, com a velhice e com morte, partiu em busca
de uma resposta para o sofrimento humano. Juntou-se a um grupo de ascetas e passou seis anos jejuando
e meditando. Durante muitos dias, sua única refeição era um grão de arroz por dia. Após esse período,
cansado dos ensinos do Hinduísmo e sem encontrar as respostas que procurava, separou-se do grupo.
Depois de sete dias sentado debaixo de uma figueira, diz ele ter conseguido a iluminação, a revelação das
Quatro Verdades. Ao relatar sua experiência, seus cinco amigos o denominaram de Buda (iluminado, em
sânscrito) e assim passou a pregar sua doutrina pela Índia. Todos aqueles que estavam desilusionados pela
crença hindu, principalmente os da casta baixa, deram ouvido a esta nova faceta de Satanás. Como todos
os outros fundadores religiosos, Buda foi deificado pelos seus discípulos, após sua morte com 80 anos.
Prática de Fé do Budismo
O Budismo consiste no ensinamento de como superar o sofrimento e atingir o nirvana (estado total de paz
e plenitude) por meio da disciplina mental e de uma forma correta de vida. Também creem na lei do carma,
segundo a qual, as ações de uma pessoa determinam sua condição na vida futura. A doutrina é baseada
nas Quatro Grandes Verdades de Buda:
A existência implica a dor — O nascimento, a idade, a morte e os desejos são sofrimentos.
A origem da dor é o desejo e o afeto — As pessoas buscam prazeres que não duram muito tempo e buscam
alegria que leva a mais sofrimento.
O fim da dor — só é possível com o fim do desejo.
A Quarta Verdade — se prega que a superação da dor só pode ser alcançada através de oito passos:
Compreensão correta: a pessoa deve aceitar as Quatro Verdades e os oito passos de Buda.
Pensamento correto: A pessoa deve renunciar todo prazer através dos sentidos e o pensamento mal.
Linguagem correta: A pessoa não deve mentir, enganar ou abusar de ninguém.
Comportamento correto: A pessoa não deve destruir nenhuma criatura, ou cometer atos ilegais.
Modo de vida correto: O modo de vida não deve trazer prejuízo a nada ou a ninguém.
Esforço correto: A pessoa deve evitar qualquer mal hábito e desfazer de qualquer um que o possua.
Desígnio correto: A pessoa deve observar, estar alerta, livre de desejo e da dor.
Meditação correta: Ao abandonar todos os prazeres sensuais, as más qualidades, alegrias e dores, a pessoa
deve entrar nos quatro graus da meditação, que são produzidos pela concentração.
Missões do Budismo
Um dos grandes generais hindus, Asoka, depois do ano 273 a.C., ficou tão impressionado com os ensinos de
Buda, que enviou missionários para todo o subcontinente indiano, espalhando essa religião também na
China, Afeganistão, Tibete, Nepal, Coréia, Japão e até a Síria. Essa facção do Budismo tornou-se popular e
conhecida como Mahayana. A tradicional, ensinado na Índia, é chamado de Teravada.
O Budismo Teravada possui três grupos de escrituras consideradas sagradas, conhecidas como “Os Três
Cestos” ou Tripitaka:
· O primeiro, Vinaya Pitaka (Cesto da Disciplina), contêm regras para a alta classe.
· O segundo, Sutta Pitaka (Cesto do Ensino), contêm os ensinos de Buda.
· O terceiro, Abidhamma Pitaka (Cesto da Metafísica), contêm a Teologia Budista.

O Budismo começou a ter menos predominância na Índia desde a invasão muçulmana no século XIII. Hoje,
existem mais de 300 milhões de adeptos em todo o mundo, principalmente no Sri Lanka, Mianmá, Laos,
Tailândia, Camboja, Tibete, Nepal, Japão e China. Ramifica-se em várias escolas, sendo as mais antigas o
Budismo Tibetano e o Zen-Budismo. O maior templo budista se encontra na cidade de Rangoon, em Burma,
o qual possui 3,500 imagens de Buda.
Teologia do Budismo
A divindade: não existe nenhum Deus absoluto ou pessoal. A existência do mal e do sofrimento é uma
refutação da crença em Deus. Os que querem ser iluminados, necessitam seguir seus próprios caminhos
espirituais e transcendentais.
Antropologia: o homem não tem nenhum valor e sua existência é temporária
Salvação: as forças do universo procurarão meios para que todos os homens sejam iluminados (salvos).
A alma do homem: a reencarnação é um ciclo doloroso, porque a vida se caracteriza em transições. Todas
as criaturas são ficções.
O caminho: o impedimento para a iluminação é a ignorância. Deve-se combater a ignorância lendo e
estudando.
Posição ética: existem cinco preceitos a serem seguidos no Budismo:
proibição de matar
proibição de roubar
proibição de ter relações sexuais ilícitas
proibição do falso testemunho
proibição do uso de drogas e álcool
No Budismo a pessoa pode meditar em sua respiração, nas suas atitudes ou em um objeto qualquer. Em
todos os casos, o propósito é se livrar dos desejos e da consciência do seu interior.
Verdades Bíblicas
Deus: Cremos em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas distintas, o Pai, o Filho e o Espírito
Santo, Dt 6.24; Mt 28.19; Mc 12.29.
Jesus: Cremos no nascimento virginal de Jesus, em sua morte vicária e expiatória, em sua ressurreição
corporal de entre os mortos, e em sua ascensão gloriosa aos céus, Is 7.14; Lc 1.26-31; 24.4-7; At 1.9.
Espírito Santo: Cremos no Espírito Santo como terceira pessoa da Trindade, como Consolador e o que
convence o homem do pecado, justiça e do juízo vindouro. Cremos no Espírito Santo que nos é ministrado
por Jesus; Jl 2.28; At 2; Mt 3.11; I Co 12.1-12.
Homem: Cremos na criação do ser humano, iguais em méritos e opostos em sexo; perfeitos na sua natureza
física, psíquica e espiritual; que responde ao mundo em que vive e ao seu criador através dos seus atributos
fisiológicos, naturais e morais, inerentes a sua própria pessoa; e que o pecado o destituiu da posição
primática diante de Deus, tornando-o depravado moralmente, morto espiritualmente e condenado a
perdição eterna, Gn 1.27; 2.20,24; 3.6; Is 59.2; Rm 5.12; Ef 2.1-3.
Bíblia: Cremos na inspiração verbal e divina da Bíblia Sagrada, única regra infalível de fé para a vida e o
caráter do cristão, II Tm 3.14-17; II Pe 1.21.
Pecado: Cremos na pecaminosidade do homem, que o destituiu da glória de Deus, e que somente através
do arrependimento dos seus pecados e a fé na obra expiatória de Jesus o pode restaurar a Deus, Rm 3.23;
At 3.19; Rm 10.9.
Céu e Inferno: Cremos no juízo vindouro, que condenará os infiéis e terminará a dispensação física do ser
humano. Cremos no novo céu, na nova terra, na vida eterna de gozo para os fiéis e na condenação eterna
para os infiéis, Mt 25.46; II Pe 3.13; Ap 21.22; 19.20; Dn 12.2; Mc 9.43-48.
Salvação: Cremos no perdão dos pecados, na salvação presente e perfeita, e na eterna justificação da
alma, recebida gratuitamente, de Deus, através de Jesus, At 10.43; Rm 10.13; Hb 7.25; 5.9; Jo 3.16.

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