Discipulado – Um projeto para a vida
06 – Discípulo, um santo.
Você sabe quantas vezes aparece a palavra “santo” na Bíblia? Pela versão Revista e Atualizada de Almeida são 365! Isso nos dá uma palavra para cada dia do ano. Realmente, a palavra “santo” tem um significado bem especial na Bíblia. É claro que existem muitos sinônimos e menções de santidade que encontramos em outros versículos, pois vemos outras palavras que enfatizam esta qualidade, como por exemplo: integridade, limpeza, pureza, dentre outras. Todas elas mostram este atributo de Deus, e Sua exigência em relação a nossa vida.
1 – Ser santo é obedecer a um mandamento “Sede santos” (1Pe 1.16)
A santidade como uma exigência para todos os que querem agradar a Deus é vista em toda a Bíblia, mas vamos analisa-la segundo a divisão geral de seus livros.
- – Na lei de Moisés
“Portanto, santificai-vos e sede santos, pois eu sou o Senhor, vosso Deus” (Lv 20.7).
- – Nos livros históricos
“Disse Josué ao povo: Santificai-vos, porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós” (Js 3.5).
- – Nos Salmos
“Quem, Senhor, habitará no teu tabernáculo? Quem há de morar no teu santo monte? O que vive com integridade, e pratica a justiça, e, de coração, fala a verdade” (Sl 15.1-2).
- – Nos evangelhos
Portanto, sede vós perfeitos como perfeitos é o vosso Pai celeste” (Mt 5.48).
- – No livro de Atos
“E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Em cada alam havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos” (At 2.42-43).
- – Nas epístolas paulinas
“Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional” (Rm 12.1).
- – Nas epístolas gerais“pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento” (1Pe 1.15).
- – No livro de Apocalipse
“Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo; o justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se” (Ap 22.11).
2 – Ser santo é refletir o caráter de Deus “porque eu sou santo” (1Pe 1.16)
Agora temos a razão pela qual Deus exige santidade de Seus filhos, e esta não é outra senão o fato de que Deus é santo, e, portanto, devemos refletir o Seu caráter em nossa vida. Isso fica claro quando entendemos que, se somos filhos de Deus, devemos nos parecer com o nosso Pai.
Veja em toda a Bíblia as menções de que Deus é santo, note que alguns textos estão, de propósito, sendo repetidos, pois Deus em muitas passagens exige a santidade de Seus filhos expondo que a razão principal para isso é o fato de que Ele é santo.
2.1 – Na lei de Moisés
“Não profanareis o meu santo nome, mas serei santificado no meio dos filhos de Israel. Eu sou o Senhor, que vos santifico” (Lv 22.32).
2.2 – Nos livros históricos
“Então, Josué disse ao povo: Não podereis servir ao Senhor, portanto é Deus santo, Deus zeloso, que não perdoará a vossa transgressão nem os vossos pecados” (Js 24.19).
2.3 – Nos Salmos
“Salmodiai ao Senhor, vós que sois seus santos, e dai graças ao seu nome” (Sl 30.4).
2.4 – Nos profetas
“E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória” (Is 6.3).
2.5 – Nos evangelhos
“Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste” (Mt 5.48).
2.6 – No livro de Atos
“Vós, porém, negastes o Santo e o Justo e pedistes que vos concedessem um homicida” (At 3.14).
2.7 – Nas epístolas paulinas
“Dessarte, quem rejeita estas coisas não rejeita o homem e sim a Deus, que também vos dá o seu Espírito Santo” (1Ts 4.8).
2.8 – Nas epístolas gerais
“pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento” (1 Pe 1.15).
2.9 – No livro de Apocalipse
“E os quatro seres viventes, tendo cada um deles, respectivamente, seis asas, estão cheios de olhos, ao redor e por dentro; não têm descanso, nem de dia nem de noite, proclamando: Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-poderoso, aquele que era, que é e que há de vir” (Ap 4.8).
3 – Ser santo é impactar vidas
Se existe algo que chama a atenção das outras pessoas é quando alguém tem atitudes positivas diferentes da maioria. Deus nos chamou para termos vida santa, isto é, separada, diferenciada das outras pessoas que não temem o Seu nome. É interessante notarmos como Deus exigiu esse testemunho dos sacerdotes. Veja o texto bíblico: “Farás também uma lâmina de ouro puro e nela gravarás à maneira de gravuras de sinetes: Santidade ao Senhor. Atá-la-ás com um cordão de estofo azul, de maneira que esteja na mitra; bem na frente da mitra estará. E estará sobre a testa de Arão, para que Arão leve a iniquidade concernente às coisas santas que os filhos de Israel consagrarem em todas as ofertas de suas coisas santas; sempre estará sobre a testa de Arão, para que eles sejam aceitos perante o Senhor” (Êx 28.36-38).
Os sacerdotes foram chamados por Deus para interceder pelo povo, mas também para que testemunhassem sobre a santidade do Senhor. Desta forma, deveriam causar impacto em cada vida. A exigência divina para esse testemunho era ser santo continuamente. Sempre que alguém olhasse para um sacerdote, iria ver a sua testa esta frase: Santidade ao Senhor – que não somente exigiria do povo que lia, mas também, e principalmente, do sacerdote que ministrava.
Mas não ficou apenas no Antigo Testamento, nem apenas numa classe específica, pois Jesus exigiu (e exige ainda hoje) um testemunho bom e impactante de Seus seguidores. “Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus” (Mt 5.16).
Conclusão
Que cada um de nós seja uma mensagem viva e constante de santidade. Não apenas externamente, mas que nossas atitudes brilhem como ouro refinado, mostrando aos que estiverem perto de nós, que pertencemos a Deus e queremos agradá-Lo em tudo. Que vejam em nossa vida: “Santidade ao Senhor!”