A seita criada por Reverendo Moon, em 1945, é chamada de moonismo. O nome da seita é Igreja da Unificação ou Associação para a Unificação do Cristianismo Mundial (AUCM). Em 1973 foi para os Estados Unidos.
Quem é Reverendo Moon
Ele se chama Sun Myung Moon (falecido recentemente no dia 02/09/2012). Nasceu na Coréia do Sul em 1920. Foi educado na fé presbiteriana da qual foi excluído em 1948. Segundo Moon, Jesus Cristo falhou em sua missão pois morreu na cruz. Moon afirma que, quando tinha 16 anos, o próprio Jesus apareceu-lhe, na Páscoa de 1936, pedindo que ele cumprisse a obra inacabada que deixara. Moon conta que orou, estudou e afirma que conversou diretamente com Jesus Cristo que lhe confidenciou segredos não revelados na Bíblia. Esses segredos deram origem a um livro com assuntos sobre a criação e a salvação mundial. Ainda com a profissão de eletricista, Moon começou a pregar na Coréia. Entrou para a Igreja Pentecostal, em Pyongyang, capital da Coréia do Norte. Continuou pregando suas doutrinas com sucesso. Foi preso pelos comunistas e libertado pelos americanos depois de passar três anos fazendo trabalhos forçados.
A causa das prisões, segundo Jornal New York Times, de 16 de setembro de 1974, foi por “perturbar a ordem social”, principalmente pelas “práticas sexuais licenciosas”. Teria sido preso pela segundo vez, na Coréia do Sul, por adultério e bigamia. Uma terceira vez foi preso por praticar “ritos sexuais em sua igreja”.
A AUCM leva as pessoas a adorarem Moon como continuador das obras de Jesus Cristo. Ele insinua ser o messias, sendo chamado de Senhor da Segunda Vinda.
As doutrinas da seita
Sun Myung Moon é Deus e continuador da obra inacabada de Jesus Cristo.
Para o homem e para Deus só existe vitalidade e alegria se lhe é dada uma parceria que ele ame de todo o coração e de quem receba amor.
João Batista alimentava dúvidas a respeito de Jesus Cristo, por isso abandonou-o, seguindo seu próprio caminho.
Deus nunca quis um messias que sofresse e morresse; a prova disso é o sofrimento de Jesus na cruz.
Muitos fatos desconhecidos nos Evangelhos foram revelados por Jesus a Moon.
O silêncio dos Evangelhos a respeito dos trinta anos que Jesus passou em Nazaré se deve à grande angústia e dor que viveu no seio da família.
Se Jesus tivesse casado, teria dado início a uma nova humanidade.
Jesus mesmo é mero homem. Não é Deus, pois Deus não pode ser limitado pelo corpo de um homem.
Jesus não voltará porque fracassou.
Para o Moonismo só existem dois tipos de homens: os comunistas e os cristãos.
Seus escritos são superiores à Bíblia em muitos aspectos e, quando não o são, complementam a revelação bíblica.
Cultivam o temor nos fiéis se porventura vierem a desgostar de Moon, seu Deus.
Os pais verdadeiros dos fiéis são considerados “pais satânicos”.
Provocam a conversão dos fiéis por meio da dependência de drogas que servem nas refeições e no chá.
São extremamente proselitistas, praticando isso à porta das igrejas, universidades e em outros lugares onde podem encontrar jovens.
Apresentam-se como cristãos, quando não o são.
Moon é o terceiro Adão.