Segunda vinda do nosso Senhor Jesus

eSCATOLOGIA - DOUTRINA DAS ÚLTIMAS COISAS

Segunda vinda do Nosso Senhor Jesus

Escatologia Parte 2 – 08/02/2022

 

A volta pessoal do nosso Senhor 

 

Ao tratar da segunda vinda do nosso Senhor, entramos num dos pontos mais delicados e controversos da teologia. O assunto é periodicamente tem despertado interesse e agitado a Igreja, especialmente durante os períodos nos quais os homens sente mais a necessidade de ajuda de Deus. Em tempo de desastre, de guerra, de pestes ou perseguições, a esperança da Sua vinda tem sempre ocupado as mentes humanas. 

A glória do cristianismo encontra a sua mais alta expressão no retorno e no reinado de Deus homem que como Cisto Ungido criador e redentor, Se estabelecerá a Si mesmo numa ordem mundial perfeita – o reinado de Deus num novo céu e numa nova terra onde habita a justiça.   

 

A. Cristo Voltará em Pessoa 

 

A teologia moderna está frequentemente muito inclinada a negar o retorno pessoal e visível do nosso Senhor, em vez disso, aceitar como substituto do fato apenas a crença na Sua presença espiritual. Não obstante, as Escrituras ensinam claramente que assim como Cristo veio uma vez ao mundo para efetuar a redenção do homem, também vira outra vez com o proposito de receber para Si mesmo a Igreja remida. Declara-se isso claramente nas palavras: “Assim também Cristo, tendo Se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, ao que aguardam para salvação (Hb9:28). Esta segunda vinda será pessoal, visível e gloriosa (Ap1:7).  A sua vinda não será perceptível apenas aos olhos da fé, mas á vista do céu e da terra, confirma-se isso no incidente presenciado no monte da Ascenção (At 1:9-11). 

Nenhum testemunho sobre a segunda vinda é mais importante do que o dado pelo próprio Jesus. Numa solene advertência aos judeus, disse Jesus em Mt 23:38-39. Entretanto a declaração culminante é a que fez diante do sumo sacerdote em Mt 26:34. Tendo por fundamento estas declarações dadas pelo próprio Mestre, não é de surpreender que para os cristãos primitivos que a segunda vinda fosse a bendita esperança e a manifestação da gloria dos nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus (Tito 2:13).  Paulo afirma que a nossa pátria está nos céus (Fp 3:20-21). Pedro exorta dizendo: “Por isso cingindo vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo (1Pd 1:3). João também sua exortação em Jo 14:-3, nessas declarações claras de Cristo e dos Sus apóstolos temos evidências amplas do fato da segunda vinda pessoal e gloriosa de Cristo. 

 

B. O Sinal da Sua vinda 

 

Na sua resposta à pergunta dos Seus discípulos, “Que sinal haverá da tua vinda e da consumação do Século?” (Mt 24:3), o nosso Senhor predisse três espécies de acontecimentos que marcarão a época da Sua segunda vinda. Primeiro, haverá distúrbios no mundo físico, grandes revoluções políticas e desintegração social. (Mt 24:7). Das palavras “ainda não é o fim” (Mt 24:6), podemos concluir que este princípio de dores precederá Sua segunda vinda por espaço considerável de tempo. Mas o nosso Senhor prediz as sombras mais escuras de uma maior tribulação à medida que se aproximar o fim dos tempos. Mateus 24:15-20 o texto representa grande relevo e admoestação e em Mt 24:21-22 conclui esta afirmação.  Segundo o Evangelho será pregado em todo mundo antes da segunda vinda. Pregar o evangelho e dar testemunho de Cristo é o dever supremo da Igreja nesta época (At 1:7:8). Por isso que nos diz que será pregado este evangelho do reino por todo mundo, para testemunho das nações. Então virá o fim Mt 24:14, finalmente o nosso senhor prediz que a época da sua segunda vinda será caracterizada por apostasia ou deserções por causa do engano e do pecado. (Mt 24:10-12). O nosso Senhor parece indicar também que enquanto a tribulação se aprofunda no fim dos tempos, assim também aumentará o engano do pecado. Paulo também revela que no curso de uma grande apostasia nos últimos dias, haverá também revelação do “homem do pecado” que com ímpia presunção tomara o lugar de Deus e exigira para si a honra da adoração divina (1Tess 2:3-4). 

O aumento da maldade que acaba de ser descrita não implica um declínio gradativo do reinado de Cristo. Nosso Senhor ensina que a mesma estação da ceifa que amadurece o trigo, amadurece também o joio, que após um progresso da maldade bem como da justiça, e que o trigo e o joio crescerão juntos – não se diz que crescera um e o outro diminuirá. Ao aproximar-se do fim do mundo, podemos esperar um aumento na justiça e na maldade, a Igreja deve preparar-se para uma luta agressiva e constante contra o pecado, até que Jesus venha. 

 

C. A maneira da Sua vinda 

 

Aqui de novo os discursos do nosso Senhor devem ser a fonte da nossa autoridade a este evento escatológico. Tendo advertido contra sedução dos falsos profetas, instrui os Seus discípulos sobre a maneira da Sua vinda com estas palavras descritas em Mt 24:26-27. Indica também que haverá distúrbios de natureza cataclisma no universo físico imediatamente antes ou no momento da Sua vinda (Mt 24:29-31). O nosso Senhor ensina também que sua vinda será de certa forma inesperada. O tempo a segunda vinda está revestida de mistério. (Mt 24:36), instrui os seus discípulos a dar a máxima atenção à vigilância e obediência às coisas do reino. 

Declara a demais que na hora da Sua segunda vinda o mundo seguirá seu curso normal, esquecido do grande evento que virá rapidamente, sem aviso especial. Podemos ter plena convicção de que a segunda vinda será uma aparição gloriosa e repentina, irrompendo o curso normal do mundo como um evento cataclísmico inesperado. Aos justos, que por meio da fé na Sua palavra se preparam e lhe esperam o retorno, esta aparição será recebida com gozo supremo. Para os maus que desprezam as Suas palavras, dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? será um tempo de consternação e de condenação.    

 

D. O propósito da Sua vinda

 

O nosso Senhor apresenta o propósito de Sua vinda em duas parábolas familiares, a dez virgens e a dos talentos. A verdade proeminentemente ressaltada em ambas as parábolas é a de uma vinda para julgamento no qual os justos serão recompensados e os maus castigados. Logo após a segunda parábola, o nosso Senhor claramente articula o proposito da Sua vinda nos seguintes termos Mt 25:31-34. 

Depois disto se apresenta as cores vivas de um julgamento no qual Ele pronunciara sentença (Mt 25:31-34). 

Destas palavras do nosso Senhor sobre a segunda vinda como diretamente relacionada ao julgamento não pode haver o menos apelo. Paulo põe a segunda vinda em estreita relação com o tempo da ressureição, fazendo ressureição dos justos algo que procede imediatamente ao arrebatamento dos santos vivos (1Tess 4:14-17). Aqui é evidente que a vinda de Jesus com os santos e a vinda de Jesus para os santos, devem estar associadas não somente com o mesmo evento, mas ainda deve ser considerada também como indicando a ordem dos acontecimentos neste evento. 

Não apenas Paulo apresenta a segunda vinda como relaciona de perto a ressureição, mas põe-na Pedro em relação com o tempo da consumação final da presente ordem (2Pe 3:10-11). Como o evento a segunda vinda de Cristo está, portanto, associada, no tempo, à ressureição, ao julgamento e à consumação final. Estes outros assuntos relacionados são conhecidos nas Escrituras como o “Dia do Senhor”.  

 

E. O Dia do Senhor 

 

Como indicado no nosso estudo dos dias da criação, a exegese hebraica antiga nunca considerou os dias do Genesis como dias solares, mas como períodos de duração indefinida. A palavra “dia” é usada frequentemente neste mesmo sentido no Novo Testamento. Assim o nosso Senhor diz em 2Pd 3:10,12,13 e Paulo menciona tanto o dia do Senhor em 1Tess 2:1,2. Este dia do Senhor está associado geralmente, se não sempre a ideia do juízo. Podemos crer confiadamente, portanto, que o dia do Senhor ´um período de tempo acompanhado de eventos inaugurais, intermediários e finais. É um período transicional no qual um tempo ou ocasião é precedida por outros tempos ou ocasiões. Por esta razão é por vezes difícil distinguir os eventos preparatórios da consumação final a que conduzem. Antes de voltar a nossa atenção para a ordem dos eventos neste dia do Senhor é bom examinarmos o conceito do milênio. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar destes:

slot server malaysia slot server thailand slot luar negeri slot server korea slot luar negeri slot server kamboja slot server taiwan pg soft slot server thailand slot server luar slot server thailand slot server malaysia slot server filipina gates of olympus gates of olympus slot demo slot server thailand slot server luar slot server kamboja slot server kamboja slot server thailand slot demo slot server luar slot demo slot server luar slot server malaysia slot server jepang mahjong ways 2 slot demo slot server luar mahjong ways 2 slot server thailand slot server luar slot server kamboja slot demo slot server luar slot server thailand mahjong ways 2 slot server kamboja slot server luar slot demo slot server thailand slot server malaysia slot server luar slot server jepang slot server malaysia slot server rusia slot server rusia slot server jepang slot server myanmar slot server thailand slot server luar mahjong ways 2 slot server kamboja slot server thailand slot server kamboja slot server jepang slot server singapore slot seabank SLOT SERVER KAMBOJA slot server luar negeri slot server malaysia slot gacor slot server thailand slot luar negeri slot4d slot server myanmar slot server rusia slot server thailand mahjong ways 2 slot server luar slot server luar mahjong ways 2 slot server vietnam slot server kamboja slot server thailand slot server thailand