Porque você esta infeliz, e nenhum escravo é feliz. (Ex3:7; Ex1:10-13; Ex6-14) O homem é um ser livre, criado por Deus segundo a sua semelhança, dotado de livre arbítrio e não há nada que entristeça mais a um ser humano do que a perda da sua liberdade. O escravo é infeliz porque não pode fazer aquilo que deseja ou tem vontade, ou ainda tem a disposição para fazer, mas não pode, é oprimido, subjugado, explorado.
Todo escravo precisa ser livre. (Ex3:7) Deus não criou o homem para escravidão do pecado, mais para a liberdade na comunhão com Deus. Todo homem deseja no mais intimo do seu ser fazer aquilo que lhe traz verdadeira felicidade. E para realizar aquilo que quer ou ir onde deseja, precisa ter liberdade, ser livre é o desejo de todo preso.
A infelicidade está inerente a sua condição. A condição de escravo traz sobre si naturalmente o sofrimento, a dor, a tristeza, a frustração, o desejo de morrer, o desprezo e com certeza isto gera a infelicidade. (Lc8:26-30)
Todo escravo luta pela sua liberdade (Ex6:2) Certo é que ninguém que é escravo do pecado pode faze nada para se libertar, levando em conta recursos humanos, sociais, filosóficos. Todo escravo deve lutar com Deus em clamores, choro, pedindo a misericórdia de Deus e abrindo seu coração. Todo escravo pode ser livre, deseja ser livre, tem que lutar em Deus para ser livre. (1Cor 7:21)
Porque você está morrendo
Para si mesmo (Jo 8:24) Deus em Gênesis 2:16-17 afirmou que a desobediência a Ele resultaria em morte, e a palavra morte significa separação, o homem quando escravizado pelo pecado esta vivo biologicamente e morto espiritualmente. Toda vida que homem vive, seus projetos, sua família, seu emprego, sua felicidade, seu físico, sua saúde estão em processo de apodrecimento, de morte. Você já está morto espiritualmente e tudo que você está fazendo está morrendo.
Para as pessoas. (Mc7:24-30; Mt17:14-17) Nos fomos criados por Deus para vivermos em sociedade, com isto existem muitos laços que nos ligam as pessoas, gerando então a seguinte situação. Quando as pessoas que vivem no nosso redor não conseguem mais crer na mudança do quadro em que nos encontramos começamos a morrer para elas. Conheci um pai cujo filho era traficante, viciado, e vivia em uma situação muito complexa. Perguntei a ele sobre seu filho e ele me respondeu: Eu perdi as esperanças a qualquer momento vou receber a noticia de sua morte. Outro me disse meu filho me deu tanto desgosto que pra mim ele está morto.
Para o mundo (Lc826-39) O mundo com tudo que nele existe, exige uma normalidade ou um processo que podemos chamar de natural. O pecado gera a distorção da visão da vida, conhece casos de pessoas que não trabalham, vivem pelos becos, pelos matos, não estudam, não tem perceptivas de futuro, de nada. Muitos se tornam lixo do mundo, escoria da sociedade.
Para Deus (Rm6:23; Is59:2; Rm3:23; Ef2:2) Quando o Senhor advertiu o homem quanto ao pecado, explicou o que mesmo morreria. Todo homem que vive na pratica do pecado está morto para Deus. Por isso precisa ser salvo.
Vivendo para o diabo (Jo8:44-47; Ef2:2) Morrer para Deus, por mais duro que possa parecer é viver para o diabo ou segundo interesses do maligno. Quando não glorifico a carne e consequentemente ao diabo.
Porque viver
Para Deus (Jo8:51; Rm6:10-14; Jo 17:3; 2Co5:15) Viver para Deus significa morrer para o pecado, para o mundo. Buscar orientações e os disign de Deus. É entender que você não nasceu por nascer, não vive por viver e não morre por morrer. Deus criou o homem para a vida não para a morte. Buscar a Deus com toda sinceridade, bem como a comunhão com Espirito Santo é uma vida. A vida é conhecer o único Deus verdadeiro e a Cristo Jesus, a quem enviaste.
Para si mesmo (Sl 37:3-6) Quando você vive para Deus, Deus vive em você e os teus sonhos, projetos, ideias começam concretizar-se. Viver para si mesmo é deixar Deus conduzir seus passos pelo caminho dele, então conhecerão a verdadeira vida.
Para as pessoas (Ef 4:25-32) Deus criou o homem para viver em sociedade, para manter relacionamentos uns com os outros e abençoarmos mutuamente. Assim como transmitimos dor e tristeza, raiva e desesperança para aqueles que convivem conosco quando estamos na prática do pecado, do vicio, da prostituição, etc. Assim também viveremos e transmitiremos alegria, amor, bondade, as pessoas que viverem conosco, se tivermos a vida de Deus em nós e através de nós.
E morrer para Satanás. Viver para Deus significa morrer para Satanás e suas vontades. Basta ao homem entregar seu coração verdadeiramente ao Senhor e deixar Cristo viver em sua vida automaticamente o Espirito Santo te levará a Santificação que é morrer para carne e satanás. Morrer para satanás é separar-se das suas obras, das suas vontades.